Bokay

Sobre a Teoria da Ideologia – a política de althusser

de: Jacques Ranciere

Sinopse

«Todos os misterios que conduzem a teoria ao misticismo encontram uma solução racional na prática humana e na compreensão dessa prática». Durante muito tempo esta frase permaneceu para nós o maior desses mistérios; demos-lhe entretanto, uma solução não menos mística; como os jovens teólogos do seminário de Tübingen, que esquadrinhavam os arbustos para neles descobrir novas faculdades, nós multiplicámos práticas, dotando cada uma delas de leis específicas. Em primeiro plano encontrava-se, é claro, a prática teórica, que trazia em si as normas da sua verificação. Deste modo, a causa estava ganha, tanto mais que os seus adversários só tinham para lhe opor, sob o nome de praxis, uma prática reduzida à sua própria evocação.
Em Maio de 68, brutalmente, as coisas surgem sob uma nova luz. Enquanto a luta de classes explodia declaradamente no interior da cena universitária, o estatuto do teórico era posto em causa e já não pelas sempiternas verborreias sobre a praxis e o concreto, mas pela realidade de uma revolta ideológica de massas. A partir de então, já nenhum discurso «marxista» pôde fundar-se na simples afirmação do seu rigor. A luta de classes, que tinha como alvo o sistema burguês do saber, punha-nos a todos perante a questão da significação politica última, do carácter revolucionário ou contra-revolucionário, deste sistema.
Nesta conjuntura, a significação política do althusserianismo revelou-se muito diferente do que a pensávamos. Por um lado, porque os seus pressupostos teóricos nos impediram de compreender a significação política da revolta estudantil; por outro, porque, a partir de então, o althusserianismo serve aos mini-pensadores do revisionismo de justificação teórica da ofensiva anti-esquerdista (anti-gauchiste) e da defesa do saber académico.
Assim se tornou claro algo que até então quiséramos ignorar: a ligação entre a interpretação althusseriana de Marx e a política revisionista não era apenas uma coexistência equívoca, era uma solidariedade teórica e politica efectiva.
Com as notas que se seguem, pretendemos delimitar o momento em que, no discurso althusseriano, esta solidariedade se estabelece, ou seja, na teoria althusseriana da
ideologia.

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