Bokay

Sá Carneiro

de Alfredo Cunha e Luís Vasconcelos

Sinopse

Prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa

“Alfredo Cunha e Luís Vasconcelos, ambos conhecidos e respeitados profissionais do nosso pequeno mundo jornalístico, quiseram recolher numa colectânea fotográfica algumas das muitas imagens de Francisco Sá Carneiro, correspondentes aos últimos anos da sua vida política.
[…]
As fotografias que se reúnem neste volume desdobram-se por várias facetas em que se projectou a pessoa e a obra de Francisco Sá Carneiro.
Antes do mais, elas retratam o Homem, na sua verticalidade constante, na sua indesmentida coragem moral e física, na sua capacidade de liderança, intimamente associada a um carisma que atraía multidões.
Mas também o Homem, na sua expressão mais directa e íntima, na sua alegria de viver, na sua abertura às pequenas grandes coisas que assinalam a existência daqueles que “triunfaram sobre a morte”.
Depois, surge o Partido, a realização política na qual Francisco Sá Carneiro tanto apostou, desde a sua construção até à chegada aos degraus do poder. Um Partido que nele encontrou uma personalidade insubstituível para o representar perante outros, nacionais e estrangeiros, e para assegurar a chefia interna, no respeito dos seus quadros e na adesão das suas bases.
O País Politico é outra dimensão da diversificada actividade de Francisco Sá Carneiro que fica fixada em algumas imagens que se publicam, do mesmo modo que se não pode ignorar o contacto que Francisco Sá Carneiro manteve sempre com o País Real, com esse País que constituía uma preocupação instante para o político e para o governante.
Também não é possível minimizar a repercussão externa da passagem de Francisco Sá Carneiro pela chefia do VI Governo Constitucional. Daí as imagens relacionadas com aspectos dos contactos internacionais que manteve, ao nível mais elevado, nomeadamente no ano de 1980.
Se o Partido representou uma das suas apostas mais intensamente vividas, a Aliança Democrática acabou por constituir a realidade político-institucional que permitiu a Francisco Sá Carneiro a experiência do exercício da chefia do Governo de Portugal.
Nela depositou Francisco Sá Carneiro muito do seu entusiasmo e uma parte imensa da sua capacidade de liderança, criando o dinamismo que levou à vitória de 1979 e mantendo vivo e reforçado o projecto que se sagrou novamente vencedor em Outubro de 1980.
E o livro termina por onde tinha começado – pelo Homem, pela sua expressão de vitalidade, pela indesmentível força anímica que sempre revelou, pelo retrato de uma presença que perdura para além da contingência da trágica morte de 4 de Dezembro de 1980.” in Prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa

Limpar

Condição dos Exemplares Disponíveis

Características Preço Comprar o Livro
Capas com leves marcas de manuseamento e uma ténue marca de água no canto superior esquerdo da contracapa. 115 páginas. 10.00 € Comprar

Sobre o livro

NÃO CONSEGUE ENCONTRAR O SEU LIVRO?

Faça a sua encomenda aqui

Encomendar

* Sem sinal ou cartão de crédito

Não Deixe
As Oportunidades Voar

‎‏‏‎ ‎‏‏‎ Muitos dos títulos apenas têm um exemplar disponível‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎