Sinopse
Aprovado no 1.º Congresso Nacional, reunido em Lisboa nos dias 23 e 24 de Novembro de 1974
“O Programa do Partido Popular Democrático não pode ser nem um simples conjunto de medidas concretas articuladas entre si de modo a esboçar uma política de governo, nem tão-pouco um agregado de expressões utópicas ou de carácter demagógico. Deverá antes traduzir claramente e sem ambiguidade as linhas fundamentais de um projecto de transformação global da nossa sociedade, que marque com suficiente nitidez a arquitectura basilar da actuação do Partido e, bem assim, as suas opções principais a respeito dos problemas mais relevantes da sociedade portuguesa actual.
As características mais marcantes deste projecto definem-se pelo anseio de dignificação dos valores humanos essenciais, pela opção do socialismo democrático e humanista no plano ideológico e político, pela adequação constante e realista da acção política à realidade portuguesa concreta, pela especial atenção aos aspectos económicos e do bem-estar social da população, em particular à educação, saúde, habitação e segurança social.
Na análise da condição económica, política e social do País ressalta como necessidade imperiosa a realização de um profundo esforço de transformação estrutural, que deverá assumir carácter prioritário em virtude da injustiça da situação em que se encontra a esmagadora maioria dos Portugueses.
O desenvolvimento económico e social do povo português, a orientar pelo poder político para prossecução dos valores humanos fundamentais numa sociedade moderna, aparece-nos destacado no complexo dos problemas com que Portugal se defronta nestas últimas décadas do séc. XX. Tal problema coloca-se, por isso, no centro do Programa do Partido Popular Democrático, o qual, sem isso, não poderia constituir um projecto honesta e metodicamente apresentado aos Portugueses.
Um projecto de transformação estrutural da sociedade deverá estar profundamente radicado na realidade a que se dirige, conter uma larga e corajosa visão do futuro, possuir a virtude de mobilizar o querer do povo para a sua realização e mover os recursos indispensáveis, em vontade humana e em capacidade técnica, para ser levado a cabo com eficiência e a tempo.
Esta foi a perspectiva que presidiu à elaboração do Programa do Partido Popular Democrático, menos preocupado com a apresentação de um discurso atractivo, de intuitos eleitoralistas, do que com a intenção de oferecer aos Portugueses um projecto sério, susceptível de vi a merecer a sua confiança reflectida e ponderada.” in Preâmbulo