Sinopse
«Quer se trate de deficientes, criminosos, «alienados» mentais ou génios incompreendidos, que contestem o modo de pensar vulgar, as regras sociais de conduta, ou que até mesmo se afastem dos moldes normais, os inadaptados constituem para toda a sociedade um problema que ela resolve segundo as formas e os graus da sua cultura e civilização.
A nossa atenção incidirá sobre o caso particular da inadaptação das crianças e dos adolescentes à escola, meio social de extrema importância no nosso contexto cultural, quer pelo seu valor funcional, quer pelo seu papel determinante na génese da personalidade individual.»
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
O interesse actual pelos problemas de inadaptação
Algumas directrizes da explicação
PRIMEIRA PARTE
A inadaptação escolar
Capítulo I- Problemas de definição e de classificação
Capítulo II – Complexidade da noção de inadatação escolar
I- Inadaptação e anormalidade 36 38
II- Inadaptação e atraso escolar
III- Inadaptação e má vontade
IV- Inadaptação e deficiência
V-A inadaptação como «situação»
Capítulo III – Meio de vida e inadaptação escolar
I-O meio familiar
II-O meio escolar
SEGUNDA PARTE
As perspectivas pedagógicas …
Capítulo I – Princípios
I- As soluções «primitivas»
II- As soluções «pragmatistas»
III- As soluções educativas
Capítulo II – As soluções concretas
I – A protecção judiciária dos menores
II- Realizações do Ministério da Educação Nacional
III- Instituições destinadas a prevenir a inadaptação escolar ou a reduzi-la
TERCEIRA PARTE
Alguns tipos de inadaptados escolares
Capítulo I – As crianças deficientes intelectuais
I- Problemas de diagnóstico
II- Problemas de etiologia
III – Problemas de prognóstico
IV – O débil mental e a escola
V – O futuro social e profissional
Capítulo II – As crianças e os adolescentes «caracteriais»
I- Constituição e carácter
II – Poder-se-á reduzir a inadaptação escolar em relação a comportamentos caracte- riais?