Bokay

O Néctar da Devoção

de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupáda

Sinopse

A Ciência completa da Bhakti-Yoga

“Em O Néctar da Devoção o devoto Vaishnava encontrará um guia seguro para suas práticas devocionais, um verdadeiro roteiro para sua viagem mística ao encontro da sublime teofania de Krishna – suprema manifestação da Personalidade Divina, de acordo com a tradição teológica Vaishnava. Entretanto, o livro não interessa apenas aos devotos, sua leitura será de muito proveito também para todos os que se interessam pelo estudo científico das religiões, em diferentes abordagens.
O psicólogo das religiões e o antropólogo encontrarão uma importante exposição metódica dos diferentes sintomas físicos e psíquicos experimentados pelo devoto, quando sua alma é arrebatada pelo êxtase do encontro com a Personalidade Divina. Certamente esses estudiosos se mostrarão tocados pelo uso da linguagem amorosa pelos místicos da tradição Vaishnava, fenômeno que revela uma notável coincidência com os grandes místicos do Ocidente, como Sta. Teresa de Ávila e S. João da Cruz. Isso sem falar do emprego da mesma linguagem em outras correntes da espiritualidade oriental, como os Tantrismos hinduísta e budista. Os intérpretes de tendência freudiana ou simplesmente materialista justificarão esse fenômeno explicando a mística como um desvio ou uma sublimação do amor sexual humano. O místico seria, de acordo com essa interpretação, “um amante que se desconhece”. Quero lembrar aqui o belíssimo livro de Denis de Rougemont L’Amour et l’Occident, em que a linguagem erótica dos trovadores provençais da Idade Média é explicada a partir das experiências místicas da seita herética dos Cátaros. Dessa forma, a proposição materialista-freudiana é invertida, na medida em que constatamos que o amante profano é que é um “místico que se desconhece”, e não o contrário. A mesma explicação cabe no caso da linguagem amorosa da Gesta de Krishna e de todo o simbolismo pretensamente erótico da arte tântrica. O amor humano aqui é uma mera linguagem que procura expressar o extático encontro entre a pessoa humana e a Personalidade Divina, um pálido modelo do Supremo Amor que une a alma a Deus.” in Prefácio à edição brasileira

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