Sinopse
Com Liz Wench
(A minha jornada e as histórias de raparigas refugiadas em todo o mundo)
A perspetiva de Malala Yousafzai sobre uma das maiores crises humanitárias contemporâneas
Depois de terem assassinado o seu pai, Maria fugiu com a mãe a meio da noite.
Zaynab não foi à escola durante dois anos enquanto fugia da guerra, antes de aterrar na América. A irmã, Sabreen, sobreviveu a uma viagem arriscada até Itália.
Ajida escapou à violência cruel, mas depois teve de lutar com todas as suas forças para manter a família em segurança num lar Improvisado.
Malala Yousafzai, vencedora do Premio Nobel da Paz e autora bestseller, apresenta-nos algumas pessoas por trás das estatísticas e das notícias que lemos ou ouvimos diariamente sobre milhões de deslocados em todo o mundo. As visitas de Malala a campos de refugiados fizeram-na refletir sobre a sua própria migração forçada – primeiro, como Pessoa Deslocada Internamente, quando ainda era criança no Paquistão; e, depois, como ativista internacional que podia viajar para qualquer lugar do mundo, exceto para o seu amado país natal. Neste livro, composto por memórias pessoais e histórias de vida, Malala não só recorda a sua própria experiência de adaptação a um novo país, num ambiente seguro, mas também partilha com os seus leitores os testemunhos pessoais de algumas das extraordinárias raparigas que conheceu nas suas viagens – raparigas que perderam as suas casas, familiares e amigos – para muitas delas, o único mundo que alguma vez conheceram.
Num tempo de crises migratórias, guerra e conflitos fronteiriços, este livro, uma valiosa obra da iniciativa de uma das mais jovens e proeminentes ativistas mundiais, serve para nos recordar que cada uma dos 68,5 milhões de pessoas atualmente deslocadas é um ser humano alguém ainda jovem, com muita frequência – com esperança e sonhos, e que cada uma delas é merecedora dos direitos humanos universais e de um lar seguro.