Sinopse
Coronel do exército vermelho torna-se a maior bailarina transexual da China.
Há 15 anos, Jin Xing era um homem. Coronel no exército da China comunista. A história da sua metamorfose é assombrosa: uma infância rígida no seio de uma família de militares; os treinos inumanos das crianças bailarinas que faziam parte do corpo de dança do exército, o triunfo como bailarino-estrela, a passagem pelo Ocidente, a aprendizagem da liberdade… e a decisão irreversível de se tornar uma mulher.
O testemunho de Jin Xing é uma incursão alucinante nos bastidores de mundos paralelos: o exército vermelho de Mao, a Nova Iorque dos anos 90 e a Shangai nocturna de uma China que tenta libertar-se das amarras do passado.
Num estilo directo e incisivo, este livro é o testemunho autobiográfico de uma intensa procura de liberdade e a vitória de uma personalidade ímpar.
Em 2004, o livro foi adaptado pelos realizadores Sylvie Levey, Pascal Vasselin e Arnaud Hamelin, num documentário intitulado “Colonel Jin Xing: China’s Most Emblematic Transsexual.”
A Autora: Jin Xing nasceu homem em 1967 na cidade de Shenyang, no Norte da China. Coronel do exército vermelho, Jin Xing torna-se a estrela do corpo de dança do exército. É o primeiro cidadão chinês a conseguir uma bolsa para estudar dança moderna nos Estados Unidos. Depois de trabalhar durante sete anos nas melhores companhias de dança modernas, em Nova Iorque, Roma e Bruxelas, Jin Xing regressou ao seu país. E em 1995 fez uma operação de mudança de sexo. Foi a primeira operação de mudança de sexo a conseguir o acordo oficial na China. Desde aí, vive em Shanghai, onde trabalha como coreógrafa, dirigindo a sua própria companhia, a “Jin Xing Dance Theatre”, desde 2000. Vive com três crianças que adoptou.
Jin Xing é a figura mais emblemática do mundo da dança de Shanghai e a primeira coreógrafa a ser oficialmente reconhecida depois de meio século de comunismo na China.