Sinopse
«Como no livro sagrado, há que distinguir a velha da nova lei, o antigo do novo testamento, sem todavia ser possível separar um do outro. E foi neste sentido pouco mais ou menos, que procuramos manter a nossa metodologia ao expor, neste Manual, doutrina tão complexa hoje como é a da arte de compor. Começamos pelos princípios mais ou menos consagrados pela tradição, digamos, tradição clássica, deixando prever, quanto possível, aqui e além, que é preciso pôr-se o pensamento numa evolução que se está operando e com que se deve contar. É muito outra, hoje, a técnica harmonística do que era, ainda no século passado. Não podemos, portanto, ficar adstritos a êsse passado, embora glorioso, pois que é no presente que vivemos. Reservamos, portanto, a última parte ou último capítulo deste Manual, a noções, talvez desarrumadas, mas claras e verdadeiras, porque as baseamos em bons exemplos, do que se entende, actualmente, por Harmonia moderna. É este capítulo, sem dúvida, o mais interessante do nosso insignificante trabalho. Temos pena de o não ter sabido fazer melhor. Mas devemos confessar que nele pusemos o melhor do nosso esforço e energias. Há de ter deficiências. Talvez contenha mesmo afirmações menos seguras ou menos exactas. É generosidade apontá-las ao autor, para que ele possa, numa futura revisão, melhorar uma obra que não concebeu por interesses mesquinhos ou vaidade, mas para ser útil a alguém, se o puder ser.» In Prefácio.
CONTEÚDOS:
I – Princípios
II – Acordes
III – Harmonia a 4 partes
IV – Mudança de posição e troca de notas
V – Ornamentos
VI – Cadências
VII – Marchas harmónicas
VIII – Modulações
IX – Quarteto para vozes
X – Harmonização
XI – Harmonia dissonante
XII – Acordes de 7ª de sensível
XIII – Acordes de 9ª da dominante
XIV – Harmonia dissonante artificial
XV – Retardos
XVI – Alterações cromáticas
XVII — Pedal
XVIII – Harmonia moderna
CONTEÚDOS:
I – Princípios
II – Acordes
III – Harmonia a 4 partes
IV – Mudança de posição e troca de notas
V – Ornamentos
VI – Cadências
VII – Marchas harmónicas
VIII – Modulações
IX – Quarteto para vozes
X – Harmonização
XI – Harmonia dissonante
XII – Acordes de 7ª de sensível
XIII – Acordes de 9ª da dominante
XIV – Harmonia dissonante artificial
XV – Retardos
XVI – Alterações cromáticas
XVII — Pedal
XVIII – Harmonia moderna