Bokay

Florestas e Sociedade

De: José Neiva Vieira

Sinopse

Colecção Árvores e Florestas de Portugal n.ª 7
A defesa da floresta e da natureza têm de passar necessariamente pela sensibilização dos cidadãos. Se é fácil comunicar a este respeito e despertar o interesse do pequeno grupo de pessoas que têm nas árvores e na floresta uma parte importante da sua actividade e do seu núcleo de interesses, o mesmo não sucede com a restante sociedade. No entanto, a floresta e as árvores tiveram, têm e terão uma importância considerável na vida das pessoas, mesmo que disso não se apercebem. O discurso terá assim, necessariamente, que ir de encontro aos aspectos com os quais as pessoas se identificam, tentando encontrar as pontes de relacionamento entre a floresta e a sociedade. Na verdade, a história florestal do nosso país reflecte e reflecte-se na história florestal da sociedade ao longo dos tempos, o que permite ao cidadão comum encontrar uma forma renovada de interesse pelas coisas da floresta. Um outro conjunto de aspectos que pode despertar a atenção do cidadão comum prende-se com os aspectos etnográficos, culturais e sociológicos associados à floresta. Em termos crus e sintéticos, podemos dizer que para falarmos de floresta a uma sociedade com uma herança cultural judaico-cristã, que coloca o Homem no centro de todas as coisas, há então que colocar também o Homem no meio do discurso florestal. Foi um pouco com esse objectivo que foi constituído o presente volume. Para além de todas as questões relacionadas com as plantas e com os animais, com os factores abióticos e com os ecossistemas, com o valor de conservação e com o valor económico das florestas, há também que falar das pessoas e da sua relação ancestral com as árvores e com as florestas.
O presente volume encontra-se assim dividido em duas partes. A primeira faz um percurso da floresta ao longo dos tempos, começando nas origens da floresta em Portugal, antes da influência humana, e estendendo-se numa viagem até ao futuro, tendo em conta os cenários de alteração do clima que se avizinham. A segunda reúne diferentes aspectos associados à tradição, aos usos e aos costumes, mas também à cultura, gerados em torno ou tendo como motivo as árvores e as florestas.
Esperamos, assim, conseguir despertar o interesse do leitor para as coisas das árvores e das florestas, mostrando a influência e a importância que aquelas têm tido na sociedade portuguesa ao longo dos tempos, a diferentes níveis.

Limpar

Todos os Exemplares Disponíveis

Condição

Sobre o livro

NÃO ENCONTRA O LIVRO QUE PRETENDE?

Faça o seu pedido aqui

Encomendar

* Sem sinal ou cartão de crédito

Não Deixe
As Oportunidades Voar

‎‏‏‎ ‎‏‏‎ Muitos dos títulos apenas têm um exemplar disponível‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎