Bokay

Estudos de Iconologia

de: Erwin Panofsky

Sinopse

Temas humanísticos na arte do renascimento
«Tal como a nossa experiência prática tem de ser controlada por uma compreensão de que, sob condições históricas diferentes, os objectos e as acções são expressos por diferentes formas (história do estilo); tal como o nosso conhecimento das fontes literárias teve de ser controlado pela compreensão de como, sob condições históricas diferentes, temas e conceitos específicos se exprimem por objectos e acções diferentes (história dos tipos), assim também, ou quem sabe se não mais, a nossa intuição sintética tem de ser informada por uma compreensão do modo pelo qual, sob condições históricas diferentes, as tendências gerais e essenciais do espírito humano são expressas por temas e conceitos específicos. Isto representa aquilo a que poderemos chamar uma história dos sintomas culturais que lhe deu Ernst Cassirer ou símbolos, no sentido em geral. O historiador de arte terá de comparar o que julga ser o significado intrínseco da obra, ou grupo de obras, que estuda, com o que ele pensa ser o significado intrínseco do maior número de outros documentos de civilização historicamente relacionados com a obra ou grupo de obras em estudo: documentos que sejam testemunho das tendências políticas, poéticas, religiosas, filosóficas e sociais da personalidade, época ou país que esteja a estudar. Escusado será dizer que, inversamente, o historiador da vida política, da poesia, da religião, da filosofia e das instituições sociais deveria fazer um uso análogo das obras de arte. É na busca dos significados intrínsecos ou do conteúdo que as várias disciplinas humanísticas se encontram num plano comum em vez de serem dependentes umas das outras.»

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