Sinopse
O turismo alcançou um lugar cimeiro na economia mundial e é uma das atividades com maior potencial de crescimento e da criação de emprego estimando-se em 18,6 mil o número de postos de trabalho que criará, diariamente, em todo o mundo, nos próximos 10 anos. À medida que foi (e vai) abrangendo uma mais vasta multiplicidade de atividades e influenciando muitas mais, transformou-se numa “economia turística” que se vai tornando cada vez mais complexa. A compreensão dos fenómenos que orientam e dirigem o seu desenvolvimento, o conhecimento dos efeitos que provoca não só a nível económico e social mas também ambiental e cultural e a aquisição de capacidades que permitam atuar eficazmente num mundo em permanente mudança são condições essenciais para garantir o seu desenvolvimento equilibrado e sustentável. São-no, porém, particularmente relevantes para Portugal onde a economia turística assume reconhecidamente o papel de dimensão estratégica de desenvolvimento.
Esta obra, a referência no tema em português, agora em edição atualizada e aumentada e contemplando os principais aspetos do novo paradigma do desenvolvimento turístico, é um valioso contributo para o conhecimento do turismo e um instrumento de trabalho de grande utilidade para empresários, gestores, docentes, estudantes e, em geral, para todos os que se interessam pelo seu estudo.
Conteúdo:
– O Turismo no mundo
– Motivações turísticas
– A procura turística
– A oferta turística
– O mercado turístico
– Teorias Justificativas e Competitividade do Turismo Internacional
– Efeitos económicos do turismo
– Turismo Sustentável: Avaliação Económica dos Recursos Turísticos
– Conta Satélite do Turismo
Prefácio por Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.