Bokay

Banco de Portugal – Do Passado ao Presente

De: H. Caeiro Pereira

Sinopse

“Desde meados de 1982 que os directores do Banco de Portugal, juntamente com alguns consultores da instituição, se reunem com assinalável regularidade tendo em vista o debate de problemas directamente relacionados com o exercício da sua actividade profissional.
Esses contactos têm permitido um conhecimento mais profundo das funções desempenhadas por cada departamento, a troca de informações sobre assuntos de interesse comum e mesmo a tomada de posição sobre alguns projectos de medidas de carácter interno, de incidência mais significativa nos domínios administrativo e social.
Neste contexto se inserem também alguns empreendimentos de carácter mais especializado, como o que deu lugar à realização de um seminário sobre a próxima adesão de Portugal à CEE e o que determinou a realização do presente estudo.
Deste último foi inicialmente encarregada uma comissão de que faziam também parte os Drs. Ramos Pereira e Gomes da Silva.
Por declarada indisponibilidade de tempo não puderam aqueles dois colegas participar na elaboração do trabalho, pelo que coube ao signatário a exclusiva responsabilidade da sua redacção.
A execução dessa tarefa foi, contudo, bastante facilitada pela colaboração do Dr. Ramos Pereira, que facultou ao redactor o texto – na altura ainda não impresso – da sua contribuição para a edição portuguesa do livro «A Banca Central», da autoria de M. H. de Kock.
Com efeito, a consulta desse vasto manancial de dados históricos, pacientemente coligidos com a competência e autoridade que eram apanágio do Dr. Ramos Pereira, que a morte veio entretanto afastar do nosso convívio, poupou ao redactor longas horas de investigação e permitiu elaborar, com maior rapidez e segurança, o texto dos dois primeiros capítulos do trabalho ora divulgado.
Quanto ao terceiro e último capítulo, que cobre o período desde a nacionalização do Banco até ao final de 1983, toda a documentação de apoio foi coligida pelo signatário, o que implicou a consulta de largas centenas de documentos, incluindo alguns de carácter interno e outros — a grande maioria — publicados sob a forma de diplomas legais.
Por último, haverá ainda que dar nota da colaboração, nalguns casos preciosa, recebida da generalidade dos colegas, cujos comentários permitiram introduzir diversas melhorias no texto que lhes foi inicialmente apresentado.” por H. Caeiro Pereira

Limpar

Condição dos Exemplares Disponíveis

Características
Leves picos de acidez no topo do miolo. Bom estado geral. 91-IV páginas.

Sobre o livro

NÃO ENCONTRA O LIVRO QUE PRETENDE?

Faça o seu pedido aqui

Encomendar

* Sem sinal ou cartão de crédito

Não Deixe
As Oportunidades Voar

‎‏‏‎ ‎‏‏‎ Muitos dos títulos apenas têm um exemplar disponível‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎