Bokay

Afonso Costa – Discursos Parlamentares (3 Vols.)

De: A.H. de Oliveira Marques

Sinopse

Compilação, prefácio e notas de A. H. de Oliveira Marques

Vol. I – 1900/1910
Vol. II – 1911/1914
Vol. III – 1914/1926

Em Afonso Costa temos o representante mais acabado da corrente progressista que marcava o rumo que a República teria de seguir para se converter em regime democrático e popular. O seu pensamento político, que, a partir deste primeiro volume de Discursos Parlamentares, se começará a detectar, foi sempre o da unidade das forças de esquerda que pudesse consolidar o regime e vibrar um golpe mortal aos seus inimigos – não apenas os monárquicos e o clero como tais, mas também os grandes possidentes, detentores do grosso da riqueza nacional. E para lá dos seus erros e defeitos que os teve, como todo o ser humano e como todo o estadista – subsiste a visão lúcida das realidades com que lutou ou que quis atingir e dos caminhos a trilhar, bem como os esforços sempre renovados e sempre coerentes para a unidade das forças democráticas e para o abater de bandeiras frente ao inimigo comum. Isso justifica, sem dúvida, a importância do seu estudo e a publicação da sua obra, como em volumes sucessivos se procurará demonstrar.

“Com a publicação dos volumes II e III dos Discursos Parlamentares de Afonso Costa entra-se, sem dúvida, no período mais interessante e politicamente mais válido da história daquele estadista, o que corresponde às suas três fases governativas-1910-11, 1913-14 e 1915-17-e a essoutro, não menos importante mas quase desconhecido, o da sua actividade diplomática no estrangeiro, também com três fases – 1919-20, 1920 e 1925-26.
Para melhor compreensão do critério que orientou o presente volume e o outro que se lhe seguirá, o leitor tem toda a conveniência em ler o que escrevemos na «Introdução» ao vol. I, pp. 68-70. Como nela dissemos, «não se publica a totalidade das intervenções parlamentares de Afonso Costa. Muitas delas, género apartes, comentários, pequenas interpelações, etc., não se justificariam sem o contexto que as motivou e de que fazem parte. Não teria sentido segregá-las do seu conjunto e publicá-las em separado. Mas tivemos o cuidado de estabelecer o seu rol quase completo, que o leitor encontrará no fim do volume». E mesmo dos discursos, também não publicámos a totalidade. «Alguns há que tiveram apenas uma justificação local, momentânea, temporal e que, até na sua época, poucas atenções e menos leitores suscitaram.» «O critério selectivo foi, evidentemente, do nosso arbítrio, e há-de conter os inevitáveis erros. Procurámos incluir todos os discursos que tiveram interesse para a época ou que têm interesse para nós, hoje. Uma vez mais, porém, a lista completa dos discursos, apensa no fim do volume», com indicação dos que vêm omitidos e dos que vêm transcritos, «permitirá detectar a actividade parlamentar completa de Afonso Costa».” in Prefácio por A. H. de Oliveira Marques (Vol. II)

Limpar

Condição dos Exemplares Disponíveis

Características
As medidas apresentadas correspondem ao volume de maiores dimensões (Vol. II). Volumes II e III (1976 e 1977 respetivamente) são edições da Livraria Bertrand e o volume I (1973) é uma edição das Publicações Europa-América. Capas com leves marcas de manuseamento. Volume I e III com leve descoloração na lombada e picos de acidez no exterior do miolo e volume II com leve desgaste na capa. Bom estado geral. Vol. I - 617-II páginas; Vol. II - 697 páginas; Vol. III - 460-I páginas.

Sobre o livro

NÃO ENCONTRA O LIVRO QUE PRETENDE?

Faça o seu pedido aqui

Encomendar

* Sem sinal ou cartão de crédito

Não Deixe
As Oportunidades Voar

‎‏‏‎ ‎‏‏‎ Muitos dos títulos apenas têm um exemplar disponível‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎