Bokay

A Evolução do Pensamento Social (2 Vols.)

de Emory S. Bogardus

Sinopse

Apreciar a nossa obra é tão difícil como falar de nós mesmos: se o fazemos com petulância todo o mundo nos critica, se usamos da modéstia alimentamos a petulância dos outros. O meio-têrmo, embora se arrisque a desagradar a uns e outros, ainda é a melhor maneira de prestar nossa homenagem à honestidade.
Emory S. Bogardus, ao fazer a apresentação dêste seu livro, procurou não apenas ser honesto com os leitores, mas, principalmente, orientá-los na consulta de cada um dos temas analisados. Considerando a obra como um manual escrito especificamente para estudantes, adverte que o trabalho “não pretende ser a última palavra sôbre o assunto, mas um preâmbulo. O tema de cada capítulo constitui, em si, matéria para investigação ulterior. Na verdade, os estudantes encontrarão em cada capítulo uma série de assuntos sobre os quais provàvelmente desejarão, aprofundar-se”.
Aqui encontrarão os universitários uma “introdução ao campo do pensamento social, não importando as esferas em que se situem interêsses particulares. Foi planejado com a intenção de dar aos leitores amplos princípios básicos que lhes sirvam de orientação e os guiem no mundo em que vivemos”.
Salientando as principais operações de pesquisa que lhe permitiram escrever A Evolução do Pensamento Social, o autor acrescenta que o livro se destina também a “atender às necessidades do público leitor que não teve oportunidade de travar conhecimento, de maneira sistemática e histórica, com o pensamento social dos líderes da humanidade, em tôdas as épocas e culturas. A matéria é apresentada de maneira descritiva e não pretende criticar, entabular discussões sobre pontos controvertidos nem comentar doutrinas abstratas ou teóricas”. Para isso, “existem outros estudos” expressamente elaborados para tal fim.
E continuou: “as fontes a que recorri foram mencionadas no fim de cada capítulo e tôdas elas são dignas de um estudo complementar. Tópicos para discussão também foram acrescentados a cada capítulo, podendo servir como pontos de partida para debates, no início de cada aula. Nos títulos, foi usado de um pensador com frequência o nome de social, já falecido, que umas vêzes serve de referência ocasional, outras de motivo dominante para a discussão de certas fases da história do pensamento social. A análise dessa história é apresentada, em primeiro lugar, em função da vida social representada por cada tema. Em segundo, o texto encerra possibilidades ilimitadas para a solução dos problemas sociais da nossa época, estabelecendo-se uma ligação entre a experiência humana e o eventual tratamento dos problemas contemporâneos”.
A presente edição foi melhorada com a inclusão de novos assuntos, inclusive um capítulo sobre a sociologia do folclore que é da máxima importância para a divulgação dêste setor das ciências sociais. Publicada em dois volumes, a versão brasileira desta obra destina-se a colocar o nosso leitor ao corrente das últimas aquisições no âmbito intelectual e a oferecer-lhe um panorama concreto das mutações operadas na estrutura social, desde os clássicos até nossos dias.

Limpar

Condição dos Exemplares Disponíveis

Características Preço Comprar o Livro
Algumas marcas de manuseamento. Leve descoloração na lombada dos dois volumes. Bom estado geral. Vol. I - 303-I páginas; Vol. II - 665-II páginas. 12.50 € Comprar

Sobre o livro

NÃO ENCONTRA O LIVRO QUE PRETENDE?

Faça o seu pedido aqui

Encomendar

* Sem sinal ou cartão de crédito

Não Deixe
As Oportunidades Voar

‎‏‏‎ ‎‏‏‎ Muitos dos títulos apenas têm um exemplar disponível‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎
‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎